Cores

Plasticidade das cores

O projeto Plasticidade das Cores distorce a concepção já arraigada sobre cores e seus pertencimentos, mudando assim as cores originais de vários itens, com enfoque principal no tema da culinária.

Guilherme Freire - Ovilhos - 2013.





Selective Color

Selective Color ou Cor Seletiva é uma técnica de pós-processamento em que uma foto é convertida para preto e branco e um ou mais elementos são mantidos coloridos. Há alguns programas para identificar elementos de determinada cor para ter este efeito antes da foto em si estar feita, mas geralmente é feito através de camadas em softwares de edição de foto, como Photoshop, GIMP ou SilverFast.
É bem utilizado em retratos, destacando a boca ou olhos, e em paisagens com folhas coloridas e pássaros. Essa técnica foi utilizada também no filme "A lista de Schindler" para destacar uma garotinha judia em um  casaco vermelho.

 "Nenhum caminho de flores conduz à glória" © Amanda Yuki.




Photoelasticity

A luz branca é composta por diversas cores, e o que entendemos como cor é traduzido em meios físicos como diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. Dessa forma, a luz branca é a composição de diferentes feixes de luz, e efeitos visuais interessantes podem ser obtidos ao separarmos esses componentes de luz utilizando efeitos óticos que afetem diferentemente cada comprimento de onda. O álbum The Dark Side of the Moon, da banda Pink Floyd, foi a fonte de inspiração para a escolha do tema proposto: na capa do álbum um feixe de luz branca incide sobre a superfície de um prisma e é separado nas cores que o compõe devido à mudança no índice de refração próprio de cada cor, que depende de seus comprimentos de onda.
Neste trabalho diversos fenômenos físicos entram em questão, como interferência, birefringência, fotoelasticidade, polarização de luz e distribuição de esforços internos, gerando assim um efeito visual que é resultado da interferência de feixes de luz em diferentes estados de polarização.

Isabela Picchi, Fita cassete, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário