Light Painting

Light Painting

Se a fotografia nada mais é do que a captação da luz em um momento e seu registro fixado em um suporte, poderia também a fotografia captar e registrar o trajeto de uma fonte de luz por um espaço? É com mais ou menos esse princípio que, derivando da fotografia de longa exposição, que vem o Light Painting.
Light Painting é uma técnica que vem sendo bastante explorada, principalmente por jovens fotógrafos ou apenas amantes da arte nos últimos tempos. Em uma cena noturna com alguma luz se movendo, ao deixarmos o obturador da câmera aberto durante um certo período de tempo podemos captar “o caminho" que essa luz faz no espaço.

Lights. Sophia Arns, 2013.





Câmera Orgânica


O light painting é uma técnica de iluminação fotográfica, que em tradução livre significa “pintar com a luz”.
        A técnica consiste em movimentar uma fonte de luz, em um ambiente totalmente escuro (ou com pouca iluminação, bem próximo a escuridão), com a câmera programada para uma longa exposição e fixa em um tripé ou outro local que dê firmeza a ela.
       Com a fonte de luz – que pode ser desde um isqueiro, até um flash, dependendo do que se planeja – o fotógrafo irá “pintar” o que ele quer que apareça na imagem.
       O light painting não tem uma única forma de se fazer. Uma delas consiste em movimentar a fonte de luz na frente da objetiva, criando desenhos formados pelo rastro da luz, como na foto abaixo:

  A pintura com luz como um processo nasceu junto com a fotografia. Mais precisamente - a fotografia foi originalmente imagens desenhadas pela luz solar! 

    O próprio nome das primeiras imagens imprimidos atesta isso - ". pintou o sol", eles eram chamados de "heliografia", que é, literalmente, O autor destas heliografias foi Joseph Nicéphore Niépce (França), eo primeiro heliógrafo no mundo foi feito em uma placa de chumbo com a fusão de estanho em 1826 . O tempo de exposição foi de várias horas, por causa da sensibilidade do presente método foi inicialmente muito baixa e fortemente dependente da intensidade da fonte de luz, que, nesse momento apenas poderia ser o sol.
  Em 1889 Ettiene-Jules Marey (França) em colaboração com Georges Demeny foi aparentemente o primeiro da história da humanidade conscientemente a desenhar com a luz durante o seu estudo de movimento humano.
Em 1914 o Frank Gilbreth (EUA) atribui pequenas lâmpadas para mangas do pessoal e disparou contra o processo de trabalho em longa exposição, na esperança de obter um cartão de movimentos da mão dos trabalhadores. O alvo, novamente, não é arte, mas a demonstração científica de um processo por meio de traços visíveis à esquerda em filme movendo luzes elétricas.
                      
Wandré C. Silva. Desabrochar, 2014.

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