Dupla Exposição

Multivisões

A dupla exposição fotográfica surgiu na época em que as câmeras analógicas eram mais utilizadas e, inicialmente, era considerada um defeito. Ela ocorria quando um frame do filme era exposto à luz mais de uma vez, gerando imagens sobrepostas. Este processo geralmente acontecia quando a câmera apresentava algum problema técnico, ou simplesmente quando o fotógrafo esquecia de avançar o filme entre duas fotos. Isto fez com que alguns modelos de câmeras analógicas passassem a ter um mecanismo que impedisse a dupla exposição. No entanto, em algumas câmeras mais modernas, surgiu a possibilidade de escolher entre as fotografias comuns e as sobrepostas. Ou seja, aos poucos o que era considerado um defeito passou a ser um efeito.
Atualmente a técnica da sobreposição de imagens pode ser feita com as câmeras analógicas ou digitais, ou com o auxílio dos programas de edição. Neste blog, eu irei explorar as possibilidades da dupla exposição fotográfica a partir da câmera analógica de plástico Diana Mini.
Sem título, 2013.



Amar

 " E quem é Rubens Alves? Um menininho respondeu: " O Rubem Alves é um homem que gosta de ipês amarelos..."
 A resposta do menininho me deu uma grande felicidade. Ele sabia das coisas.
As pessoas são aquilo que amam."
                                                    (Rubens Alves)
Uma série de retratos, de pessoas que amo, sobrepostas com o que amam.
Na tentativa de uma série de dupla exposição, e sem o êxito de conseguir uma câmera analógica, tive que me contentar com uma câmera digital, e um programa de edição. Uma série de experimentação? Uma série de retratos? Deixo a critério de vocês decidir.


Vivien Ellen, tempestuosa, 2015. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário