Abstração

Coisa Abstrata

A fotografia abstrata parece trazer um elemento novo para a composição da imagem que não diz respeito apenas ao referente.  Sem dúvida, aquilo que foi fotografado estava ali de fato, porém, não da mesma maneira para todos que o vissem. A imagem conta algo, portanto, sobre a sensibilidade pessoal e o olhar subjetivo de quem fotografa e traz a intuição de que a fotografia pode ser entendida não necessariamente como um registro realista, mas também e, talvez, essencialmente, como uma interpretação.
Provocados por essas reflexões, vamos conhecer um pouco da fotografia abstrata.
Luciana Ferreira - Notas do que estava ali quando te vi - 2009.






Abs...tra...ção

A abstração não se preocupa com a representação literal, figurativa do que nos cerca. As cores, as linhas, as formas mais puras são os principais elementos.O auto-relevo, a fluidez de um líquido é essa fugacidade que está representada nesse trabalho que busca por um paradoxo. Será que o fugaz passaria a ser duradouro, a partir do momento em que dentro de um espaço/tempo, ele fosse retratado?

Fernanda Calaça - Sem Título - 2013.





Uma câmera fotográfica é, basicamente, um dispositivo que permite fixar em uma superfície sensível, como filme ou papel fotográfico, a luz refletida ou emitida por aquilo que está a sua frente. Devido ao fato de isso ser um processo mecânico, pressupõe-se que aquilo que é fotografado se trata da realidade, da verdade.
Isso estabelece uma relação muito forte entre a fotografia e seu referente. Roland Barthes diz que “[...] a Fotografia sempre traz consigo seu referente, ambos atingidos pela mesma imobilidade amorosa ou fúnebre, no âmago do mundo em movimento.” (A câmara clara, Editora Fronteira, p. 15). 
No entanto, essa ligação é posta à prova quando trata-se da fotografia abstrata. Estabelece-se então um novo diálogo entre a existência de um referente (que presume-se ser real) e a fotografia que, como abstração, rebela-se contra as formas da realidade conhecida e identificável.
A série Clarão baseia-se nessa relação de existência/inexistência do referente que foi fotografado. A Lua, fonte de luz, muda constantemente, assim como as nuvens, ainda mais mutáveis e, por sua vez, imprevisíveis.

Série Clarão, 2013.






Fotonírico

A fotografia abstrata traz em sua essência a criação de metáforas. A imagem não é necessariamente aquilo que nos é apresentado, acabando por se tornar uma desconstrução da reprodução da realidade. "A imagem não mais se restringe à transformação do elemento representado em elementos representantes. Em suas possibilidades, ela é metamorfose, metáfora purificada do real, por vezes inconfortável e mutante, a ponto de ser uma representação pura que escapa aos confins do corpóreo." (Neiva Júnior, p. 81) Diante disso, procurei reunir imagens que dialogassem com as idéias deste e outros pensadores, no sentido de provocar uma aventura filosófica sobre a fotografia, incitando o questionamento sobre o consumo inconsciente de imagens pré-concebidas e a posição (passiva ou ativa) do fotógrafo diante do seu tema, com intenção de construir um olhar crítico sobre a noção de imagem e realidade a fim de tornar o ato de fotografar um expressão empírica.

Palavras Chave: Fotografia, Filosofia, Imaginação, Abstração
Presença, 2013.



Fragmentos

A colagem é um processo rico onde encontrar possibilidades e formas é algo fantástico. Essa serie de colagens é um misto do passado e do presente, uma historia contada através de objetos, fotografias de Brasilia, e apropriações diversas. 


Usando fotografias em preto e branco com temas variados a montagem serviu como janelas para "um outro lado de um eu, que eu precisava rever".


Ao implicar materiais e elementos não estritamente pictóricos como papel-jornal, areia, linhas etc., esta serie parece nos levar a um processo ótico e a um estado de contemplação.

Cria se uma articulação entre os elementos que é quase um processo natural, neste caso um misto de memorias e de desejos que permeiam o sonho e a realidade, este tipo de trabalho exige do observador  um olhar demorado, algo como a busca pela alma da coisa criada.


Outra Travessia



Já se foram todos
quase todos
nunca pensei que tantos se desfizessem assim
antes de mim
um dia destes alguém vai-me telefonar
com a notícia
de que também eu
a perguntar se já sabia
os amigos estão à minha espera
abriram um espaçozinho à mesa
é grande mas quase já não há lugares sentados
já somos mais os mortos do que os vivos
uma cadeira por exemplo entre o Bartolomeu
que antes de ser grande queria ser marinheiro
de riscas azuis
e o João que sabia as letras de todas as viagens
com o Fernando à frente a ajudar-nos a pensar
estava a ouvir mal nos últimos tempos
semi-cerrava os olhos para ouvir melhor
e a Menez é claro
a querer sempre que eu seja mais parecido comigo
nessa infância que nunca partilhámos
quando não havia ainda infância a partilhar

                                                                                       Trecho do poema de Helder Macedo

Um meu esquecido no teu..., 2013.




Glitch Art

Glitch
noun
1. A defect or malfunction in a machine or plan.
2. Computers - Any error, malfunction, or problem. 
3. A brief or sudden interruption or surge in voltage in an electric circuit.
verb (used with object)
4. To cause a glitch in: an accident that glitched our plans.
M
Pedro F H
2014




Fotomontagem Abstrata

Este trabalho é consequência de uma infelicidade que aconteceu: deixei cair água no notebook onde meu trabalho anterior estava, e por não poder usá-lo até que seque, tive de mudar o tema para algo mais simples.
O tema escolhido fotografia abstrata e fotomontagem, pois a foto abstrata é na verdade um realismo não identificado que gera muitas interpretações interessantes.

Segredo, 2014.




Appart

o blog APPART faz parte de uma experimentação no praticar e produzir arte a partir de aplicativos de celular utilizando como recurso filtros, sobreposições, colagem e fotomontagem digitais, entre outros .

Foi desenvolvido da disciplina de fotografia do curso de Artes Visuais da Universidade de Brasilia (UnB).

Glitch
Um defeito ou avaria numa máquina ou plano. 
 qualquer erro, defeito ou problema.
Fotomontagem
Fotografias, legendas, desenhos artificiosamente montados, para serem fotografados de modo a se obter uma nova visão em conjunto.
Abstração
Operação do espírito, que isola de uma noção um elemento, negligenciando os outros.

Idéias quiméricas, desvinculadas da realidade: perder-se em abstrações.

Sem título, 2015.




Texturas na fotografia

O trabalho reúne uma pequena experienciação no campo da fotografia, com foco nas diferentes aparências de texturas com leve inclinação à abstração.
Já a algum tempo tenho tido interesse maior por essa área na fotografia, onde se utiliza principalmente do macro da câmera por muitas vezes, e do tato como sentido para ter a sensação sinestésica que o toque proporciona, além do próprio olhar e também a impressão visual que a mesma dá.
Apresento aqui então uma pequena mostra dessa aventura de experimentação e deixo também algumas referências a mais, atividades, etc, à título de curiosidade e para explicitar melhor com algum ambasamento teórico todo o trabalho desenvolvido.
Bom proveito.

Bianca Pittaro, texturas, 2015.




Fotografia de Nuvens

Você algum dia já reparou no céu, as várias nuvens carregadas, com diversos formatos e gradação de cores? Aqui o objetivo é registrar e realizar um exercício de observação e contemplação, mostrar os formatos, detalhes, variedades das nuvens e a beleza sobre elas que em muitas vezes não observamos.

Myslaine da Silva, luz, 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário