Fotografia de Animais
Este blog trata da fotografia de natureza, mais especificamente, da fotografia de animais, tendo, como foco, retratos e recortes. Será deixado aqui de lado, porém não por completo, o teor de documentação que as fotografias de animais geralmente carregam com si, deixando tal característica em segundo plano.
Thiago A. Portella - Girafa 1 - 2012 |
Photo-edição de Animais
Sempre tive um grande respeito e uma grande admiração pelos cavalos. Tais criaturas permitiram a produção de uma série de fotografias editadas que demostram o mistério e a curiosidade que estes animais despertam em mim.
A fotografia de cavalos sempre promoveu destacar o PODER que o animal traz ao homem, e o respeito e elegância que impõe.
Na história da arte, vemos principalmente o cavalo sendo pintado e representado em pinturas ao lado de nobres ou como parte da paisagem e em cenas de guerras, até que começou a ser explorado na fotografia jornalistica com soldados de guerra, ou de esportes, como por exemplo na corrida, no salto e no adestramento de alto nível.
Logo, este animal grandioso ganhou espaço na contemporaneidade do seculo XXI, que possibilitou a ele sair das fotos padrões de jornais e revistas de esportes equestres e de sites de venda de animais rupestres, para ser eternizado em sua pureza. Agora ele é o modelo principal, e com o avanço da tecnologia, não poderia ficar de fora as edições que favorecem as fotos e o imaginário do observador, sendo possível criar os tão famosos Pegasus e unicórnios, com maior fidelidade e naturalismo à realidade, tema explorado pelo fotógrafo Robert Vavra.
No Blog vocês irão experimentar um pouco da Foto-Edição através do photoshop como recurso fotográfico.
CESYuri, 0001/1, 2013
Animalis Fotografia
Ao refletir sobre o tema do meu projeto, busquei motivação para fazer um trabalho inspirado em algo que eu amo. A ideia inicial teve origem em um filme, o qual estava assistindo e pensando o quão desafiador é gravar/fotografar animais, devido a sua espontaneidade (qualidade intrínseca dos animais).Um dos filmes que mais motivou meu projeto, em acréscimo às minhas experiências pessoais com animais, foi Marley & Eu (2008) onde a espontaneidade canina foi explorada juntamente com as relações emotivas entre pessoas e animais domésticos. Tendo, então, a fotografia como forma de aproximar pessoas e animais domésticos, mostrando desde a realidade do abandono nas ruas bem como os animais que possuem lares, filmes e fotografias são maneiras de tornar o humano mais próximo e familiarizado a natureza animal.O projeto então reflete uma das minhas grandes paixões, os animais domésticos. Desde sempre tive animais em casa, aos 15 anos desenvolvi uma alergia intensa à cachorros. Apesar da recomendação médica de não ter mais animais em casa, entrei um tratamento imunológico, pois a paixão sempre falou mais alto.
Vitória Sperandio, Reflexão, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário