Reflexos


Metalinguagemetafórica


Luz, reflexo, percepção, imagem recorte e composição são termos que se relacionam diretamente com a fotografia, tanto em qualidades abstratas quanto físicas. Este ensaio está estruturado na relação reflexo-homem-máquina considerando a máquina fotográfica como um instrumento que, por meio de uma relação entre luz, lentes e espelhos, é capaz de obter recortes visuais do meio ambiente ou fragmentá-lo, buscando reproduzir um instante sob óticas específicas.



Ousadia - 2013.




Transparências e Reflexos

Sobre a TRANSPARÊNCIA:
É  a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma fraqueza pessoal, a ocultação de alguma miséria pessoal. Por meio da transparência, a pessoa é o que é, nem melhor e nem pior! A transparência revela tanto o que a pessoa é, como o que a pessoa tem! A verdadeira transparência não exagera, não inventa vantagens e nem desvantagens!

Sobre o REFLEXO:
Quem vê uma obra de arte enriquece-se nessa visão ao receber, com a imagem de si próprio, a miríade de imagens de quem nela se olha e se olhou, e a imagem da grande matriz que algum dia se refletiu na obra a que deu luz. E já não nos vemos a nós, mas a nós no mundo, ou quem sabe se ao mundo em nós. Se a alienação é, para os marxistas, a existência fora da história ou – o que vem a dar exatamente no mesmo – se o demônio reside para Dostoyevsky na mediocridade alheia às grandes pulsões do Bem e do Mal, nada mais exato então do que definir a alienação e o inferno como uma vida sem arte.
As Palavras e as pedras,
Em Milton José de Almeida, Cinema. Arte da Memória, Campinas: Autores Associados, 1999.

Mariana Grazziotti, AR 10, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário